Porsche 919 que venceu Le Mans andou por Londres

Imagine que por volta das seis da manhã está a caminhar para o metro, para ir trabalhar, e de repente vê passar na estrada o vencedor de Le Mans. Provavelmente acharia que ainda estava a dormir, mas a verdade é que foi precisamente este o cenário

que muitas pessoas viveram esta amanhã na cidade de Londres.

Guiado pelo antigo piloto de Formula 1 e actual campeão do "FIA World Endurance Championship" Mark Webber, e seguido de perto pelo novíssimo Panamera 4 E-Hybrid – que fará a sua primeira aparição pública no Salão de Paris -, o Porsche 919 passou por alguns dos principais pontos da cidade de Londres, tais como Piccadilly Circus, Trafalgar Square, Big Ben e Hyde Park, num percurso de aproximadamente 6.5 km que terminou junto ao London Eye.

Acompanhado por oito polícias, para que automóveis "convencionais" e autocarros não se aproximassem demasiado, o Porsche 919 e o próprio Mark Webber tiveram de enfrentar problemas a que por norma não estão sujeitos, a começar pela falta de visão, no caso do piloto, e passando por problemas de arrefecimento, no caso do "bólide".

"Tive realmente que me concentrar. Os lancis dos passeios, por exemplo, não os conseguia ver", admitiu Webber.



E apesar dos 900 cv de potência, fruto de um sistema híbrido, e de estar habituado a grandes velocidades, este 919 teve de cumprir os limites de velocidade do centro de Londres, e isso revelou-se um
problema. É que o arrefecimento do motor depende do ar que entra pelas entradas de ventilação, e o fluxo de ar quando se circula pelo centro de Londres a 30 km/h é bem diferente daquele que se regista quando se "bate" os 320 km/h na recta de Mulsanne, durante as 24 Horas de Le Mans.

Mas problemas à parte, foi uma manhã bem diferente para quem teve oportunidade de se cruzar com esta "máquina" e uma experiência única para o próprio Webber, mas esta aparição fugaz durou apenas uma hora. Às sete da manhã já estava tudo terminado e o carro carregado, pronto a seguir viagem para as 6 Horas de Fuji, que se realizam daqui a duas semanas.

Em destaque